E se fossemos a São Tomé?

E se fossemos a São Tomé?

image1(2)

Foram nove meses a preparar esta aventura.
Tenho para mim, que não deve ter sido pura obra do acaso, ser exactamente o tempo de uma gestação.
Talvez os astros se tenham alinhado para que assim fosse, para que partíssemos para esta viagem com o mesmo sorriso rasgado de quem parte para a maternidade. Um sorriso de expectativa que esconde o inevitável friozinho no estômago de quem, sabendo a teoria de cor, ainda não passou pela prática!
Foram nove meses a construir sonhos e a erguer castelos. Nove meses de conversas, de leituras, de pesquisas. Nove meses a estabelecer contactos e a reunir pessoas. Nove meses a munirmo-nos de energias boas e a rodearmo-nos de quem partilha connosco a vontade de ajudar. Nove meses a aumentar mais e mais as expectativas e a alimentar uma enorme vontade de encher os olhos de verde.
A 25 de fevereiro chegou o dia: o dia de ir.  As malas cheias de sonhos. O coração acelerado. Sem receios, sem nervoso miudinho. Apenas ansiedade da boa!

Esta não era (não foi!) mais uma viagem. Esta era (foi!), talvez, A viagem. A viagem que, por si, junta duas paixões: a de conhecer o Mundo e a de ajudar os outros.

O objectivo não foi “ir viajar a São Tomé e Príncipe”, de todo.

O objectivo foi: “ir viver em São Tomé e Príncipe”! Ter algumas semanas para podermos conhecer os santomenses, as suas estórias que tanta História têm. Abraçar crianças, permitir ao Lourenço que absorvesse tudo o que de bom se aprende em África. Conhecer novos sabores, plantas, frutas, peixes. Pôr tudo em perspectiva. Dar (mais) valor às pequenas coisas. Distribuir sorrisos, beijos e abraços.

Já fomos e já regressámos e este é apenas o primeiro post de São Tomé.

Temos muita coisa para contar, muitas roças para mostrar! Temos um coração cheio, a transbordar, com as pessoas que nos receberam de braços abertos e com as crianças que nos acarinharam.

Um dia, voltaremos a São Tomé. E São Tomé, para sempre, viverá em nós!

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s