Portugal no Globo – Omã

Hoje levantamos voo, à procura de amigos por esse mundo fora, e aterramos…em Omã!

🙂

É no Sultanato de Omã que vivem os meus amigos Ricardo e Catarina, e os seus dois filhotes que nasceram cidadãos do Mundo, já que há alguns anos que os pais saíram de Portugal, passando por vários países!

Falámos um pouco com eles, para saber como é a vida por lá e para conhecermos um pouco melhor este longínquo país do Médio Oriente!!

oma3

 

Há quanto tempo estão a morar no Omã?

Nós chegámos a Omã em Julho do ano passado,ou seja, estamos cá há 1 ano. Mas tínhamos passado uma temporada por cá quando vivemos no Dubai.

 

Do que sentem mais saudades, de Portugal? E o que fazem quando a saudade aperta muito?

Do que temos mais saudades é da família e dos amigos… Tentamos ligar o máximo possível, fazer umas video-chamadas. Ajuda um bocadinho a matar as saudades.

 

Têm amigos portugueses, por aí?

Sim, temos vários amigos portugueses. Existem várias famílias portuguesas em Mascate e o contacto com outros portugueses ajuda-nos a sentir mais “em casa”.

 

Quais são as comidas típicas do Omã que já fazem parte das vossas ementas?

Aqui come-se muito borrego e confesso que ainda não entrou na nossa ementa! Às vezes comemos pão pita, húmus, queijo haloumi ( que é óptimo grelhado) e halwa (um doce tradicional feito de açúcar, farinha, açafrão, cardamomo, amêndoa…) A única comida tradicional que fazemos muita vez é a tortilha espanhola 😂

 

O que consideram imperdível por aí?

Há muita coisa aqui para visitar… Omã tem uma beleza natural extraordinária! Talvez das mais emblemáticas sejam as praias (por exemplo a ilha de Masirah) onde as tartarugas vêm pôr os ovos e onde se pode ver as tartarugas bebés emergir da areia e entrar no mar e o Bimmah Sinkhole no parque de Hawiyat Najm. Mas existem também várias montanhas com pequenas aldeias paradas no tempo, praias lindas, o sul do país que é verdejante (ao contrário do que se espera nesta zona do mundo) e vários fortes, alguns construídos pelos portugueses quando andávamos por estas bandas. Além disso, a hospitalidade e simpatia do povo de Omã é também absolutamente imperdível!

oma2

 

oma5

Há alguns hábitos dos locais, que achassem estranhos no início e que agora também façam parte da vossa rotina?

Sinceramente não adoptámos para já nenhum hábito omani…mas também não se pode dizer que existam aqui hábitos estranhos.

 

Sentem vontade de voltar definitivamente para Portugal?

Vontade de voltar temos claro, o que não temos são perspectivas. Infelizmente as coisas parecem ainda estar bastante longe de melhorar e por agora o melhor para a nossa família é estar fora.

oma4

oma

 

Obrigada Ricardo e Ana Catarina!

Foi um prazer ter ido até Omã, com as vossas palavras!

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s