Portugal no Globo – Noruega

Como apaixonados por viagens que somos, não perdíamos um episódio da série Portugueses pelo Mundo.
Ver as cidades através dos olhos de quem lá vive é, de facto, fascinante! À boleia do programa, viajámos muito sem sair do nosso sofá: desde a Índia ao Canadá, passando pelo Brasil, Japão ou Croácia.
Com o mesmo espírito do Portugueses pelo Mundo, será hoje inaugurada aqui no Halfway2happiness a rubrica “Portugal no Globo” que passará por partilhar convosco histórias de amigos nossos que estão espalhados pelo mundo.
Diversos continentes, vários países, muitas cidades! Rodámos o globo e hoje saiu…Noruega!
Venham connosco conhecer a Joana, o Ricardo e os seus dois filhotes!

 
Em Janeiro de 2015, o Ricardo abraçou um novo desafio profissional na Noruega, em Sandefjord e passados dois meses, depois de reunidas as condições necessárias, a Joana e os meninos mudaram-se também.

 
Falámos um pouquinho com a Joana, para saber como está a ser esta nova “vida norueguesa”, como se sente no país dos Fiordes e o que podemos esperar da Noruega.

 

noruega3

 

Do que sentem mais saudades, de Portugal? E o que fazem quando a saudade aperta muito?
De Portugal sentimos mais saudades da comida, das lojas e supermercados abertos ao Domingo (lol) e da família e amigos, claro.
Nós já tínhamos noção que a comida portuguesa era muito rica, diversificada e saborosa (principalmente através das diversas viagens que temos feito ao estrangeiro) mas só depois de virmos morar para cá é que sentimos isso na pele. Ai que saudades de um belo queijinho da Serra…!
Quanto às lojas, por aqui ao Domingo fecha tudo. Quando digo tudo é mesmo praticamente tudo. O centro comercial da cidade está fechado, as lojas e cafés estão fechados, os supermercados estão fechados. Salva-se um ou outro restaurante de cadeias de fast-food e um ou dois supermercados, mais nada. O Domingo é mesmo um dia bom para ficar em casa a descansar ou passear em família.
Para matar as saudades da família e dos amigos que estão em Portugal, acabamos por usar muito as redes socias e o Skype. De facto, acho que usamos muito mais do que quando morávamos em Portugal. Não só para mantermos contacto, mas também, para nos mantermos atualizados das notícias de Portugal e do resto do mundo, uma vez que ainda não dominamos a língua norueguesa.
Contudo, ter contacto com as pessoas que nos são queridas através do computador não é bem a mesma coisa que ter um abraço caloroso de vez em quando, por isso queremos manter o hábito de ir a Portugal passar férias e estar com amigos e família duas vezes por ano.
Assim, também aproveitamos para trazer uns “presentes especiais” de Portugal como queijo, chouriço ou mesmo presunto para termos aqui um gostinho do nosso país durante uns tempos.

 
Têm amigos portugueses, por aí?
Sim, temos. De facto os portugueses estão mesmo espalhados por todo o mundo. Mesmo Sandefjord, uma cidade com próximo de 45.000 habitantes, tem algumas famílias portuguesas a residir cá.
Tentar encontrar amigos com a mesma nacionalidade que a nossa é sempre muito positivo pois ajuda no processo de integração e adaptação inicial. Por outro lado, são pessoas que partilham a mesma cultura que nós e com as quais podemos partilhar tradições e hábitos do nosso país.

 
Quais são as comidas típicas da Noruega que já fazem parte das vossas ementas?
Salsichas e tacos! Ahaha!
Sim, os noruegueses têm muito o hábito de comer salsichas (pølse, em norueguês), ou com o pão típico do cachorro, ou com lomper, uma espécie de pão fino (como uma tortilla mexicana) feito geralmente com batata. Pølse com lomper acaba por ser uma das comidas típicas das festas de aniversário das crianças na Noruega.
Apesar dos tacos não serem, de todo, uma comida de origem norueguesa foram adoptados por cá. Uma expressão que se usa muito é a de “Taco fredag”. Que acaba por significar o hábito que os noruegueses têm de comer tacos à sexta-feira.
Cá em casa tentamos manter uma alimentação tipicamente portuguesa contudo, vamos introduzindo de vez em quando alguns hábitos alimentares dos noruegueses. Por exemplo, os peixes que agora comemos mais são o salmão e o bacalhau fresco. Relativamente a fruta, comemos mais frutos silvestres do que comíamos quando vivíamos em Portugal. E, apesar do pão português ser delicioso, comemos mais pão desde que viemos morar para a Noruega. Eu explico porquê. Outro dos hábitos alimentares dos noruegueses é comer uma refeição mais rápida e geralmente fria ao almoço. Por exemplo, é costume comer-se pão com pålegg, que significa qualquer alimento que se coloque em cima de uma fatia de pão. Os noruegueses comem, então, fatias de pão com uma folha de alface, tomate, queijo, fiambre, carne assada, camarões, pasta de fígado, doce, caviar, entre muitas outras coisas.

 
Há muitas actividades para crianças, na vossa cidade?
Na Noruega, um dos hábitos principais para ocupar os tempos livres, quer de adultos ou crianças, é ir passear ao ar livre. Ou a pé, ou de bicicleta, ou de trotinete, ou de esqui, o que cada um gostar mais. Por isso, aqui na nossa cidade temos vários parques onde podemos ir com as crianças andar de baloiço, passear, fazer piqueniques, fazer desporto, dar pão aos patos, enfim, desenvolver todo o tipo de actividades ao ar livre. E claro, se for Inverno, brincar na neve, andar de trenó, fazer patinagem no gelo, jogar hóquei ou fazer esqui.
Para actividades indoors um bom exemplo é a biblioteca municipal. Esta desenvolve muitas actividades com crianças, como por exemplo, sessões de leitura e workshops variados. Sandefjord também tem cinema e sala de espectáculos que promove frequentemente a exibição de filmes, teatros e espectáculos para crianças.

noruega1

 

O que consideram imperdível na Noruega?
Quanto mais o tempo passa, mais nos apercebemos que há uma coisa transversal a toda a Noruega e aos noruegueses que é apreciar a Natureza e o contacto com o ar livre. A Noruega tem paisagens lindíssimas que transmitem não só beleza mas também tranquilidade! E cada região da noruega tem a sua beleza característica. Vale a pena dar um passeio pela floresta, andar de barco num fjord, subir à montanha e respirar o seu ar puro, apreciar a vista, grelhar salsichas numa fogueira junto à praia. A nós, a Noruega ensinou-nos a apreciar ainda mais a Natureza, a aprender com ela e a aproveitar tudo o que ela nos pode oferecer.

noruega5

 

 

Há alguns hábitos dos noruegueses, que achassem estranhos no início e que agora também façam parte da vossa rotina?
Sim, jantar às cinco horas da tarde! No início fazia-nos alguma confusão mas depois dos nossos filhos entrarem para a escola rapidamente adoptámos o mesmo hábito. Os nossos horários aqui diferem um pouco dos que tínhamos em Portugal mas, apesar das crianças entrarem à mesma hora na escola, as rotinas são tão diferentes que fazem com que tudo se desenrole mais rapidamente e intensivamente. Entre as 17 e as 18 horas já estamos a jantar e os meninos já estão prontos para ir para a cama às 19 horas. Uma grande vantagem é que dormem mais horas aqui durante a noite e conseguem descansar bem do dia cansativo que tiveram na escola.
Como referi, na Noruega promovem muito o contacto com o ar livre. E a escola, no nosso caso a creche, não é excepção. Parte do dia das crianças é passado ao ar livre a brincar. Quer esteja a fazer sol, a chover, ou mesmo a nevar as crianças, com a roupa apropriada, estão na rua a brincar (exceptuando, claro, condições atmosféricas muito adversas). Por isso, no final do dia de escola os nossos filhos estão exaustos! E depois de um bom banho e com a barriguinha cheia, não há nada melhor que um soninho descansado.

 
Depois desta experiência acham que teriam mais vontade de abraçar um desafio num outro país ou sentem que a vontade é voltar para Portugal?
Depois desta experiência, acho que Portugal está cada vez mais longe dos nossos planos futuros. Claro que nunca se sabe o dia de amanhã mas estamos a gostar muito desta experiência de vida e gostamos muito de morar na Noruega. Os nossos filhos são muito felizes aqui e eu e o meu marido também. Este país oferece, de facto, condições acima da média para criarmos os nossos filhos.
Se mais tarde tivermos ou decidirmos mudar talvez a vontade seria de abraçar um desafio num outro país. Nós gostamos muito de viajar, conhecer o mundo, as pessoas, outras culturas. E gostávamos de continuar a transmitir isso aos nossos filhos.

noruega2

 

Obrigada Joana e família!

Foi um prazer viajar até à Noruega através das vossas palavras!

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s