Roteiro Roma – 3 dias

Roma é daquelas cidades que se encontram a uma distância de Lisboa/Porto perfeita, para se ir num fim-de-semana prolongado.

Basta abrir o calendário deste ano, olhar com atenção para possíveis pontes e aproveitar para fugir 3 ou 4 dias até à Bella Italia!!

Apesar de todos sabermos o que se pode encontrar em Itália – muita história, óptimas massas e pizzas, gelados divinais – este país em forma de botinha, consegue sempre surpreender-nos!

Na altura em que fui, estive 4 dias, sendo que no último foi só aproveitada a manhã para um passeio final junto ao hotel. Na altura fiz este roteiro que não defraudou expectativas.

Espero que vos seja útil!!!

 

Dia 1 – DESCOBRIR

O voo nunca chegará muito cedo, pelo que parte do dia é gasta em voo e transporte para o hotel! Assim, o mais proveitoso pode ser, ir até ao hotel, fazer o check-in, pousar as malas, calçar uns ténis e comprar um bilhete de Hop-on Hop-off (mais informações aqui).

Fazer uma viagem nestes autocarros de Sightseeing tem a vantagem de nos deixar a perceber a distância entre as principais atracções que queremos visitar. A outra vantagem é que podemos sair e entrar as vezes que quisermos, o que nos permite logo alguma mobilidade para espreitar alguns pontos de interesse no mesmo dia!

 

Dia 2 – ROMA ANTIGA E CENTRO HISTÓRICO

Neste dia, e para quem quer visitar os principais pontos de Roma, aconselho a comprar o Roma Pass (mais informações aqui).

Este cartão, apesar de não ser barato, permite andar gratuitamente nos transportes públicos e dá descontos praticamente em todos os museus. Será uma questão de perceber se a relação custo/benefício é boa, face ao que se tem previsto visitar.

Que comece então a descoberta! E que comece pelo melhor cartão de visita de Roma. O Coliseu!!

Na mesma zona pode ver-se também o Palatino e o Forum Romano. Assim como o Arco Constantino.

De caminho para o centro de Roma, pode ver-se a Bocca de la Veritá (uma cara esculpida numa estátua, cuja lenda diz que a sua boca morde os mentirosos!!) e passar na Praça do Capitólio.

Desta praça, parte-se para a Plaza Venezia, um dos centros nevrálgicos de Roma, onde se encontra o Monumento a Vitor Emanuel.

Tivemos a sorte de, no âmbito da comemoração dos 150 anos da Unificação de Itália, ver alguns monumentos enfeitados com as três cores da bandeira.

Aqui, o Monumento a Vitor Emanuel e o Coliseu.

SONY DSC

 

SONY DSC

Aproveitar para passear pela Via del Corso, Plaza de Spagna (onde se pode descansar um pouco nas suas concorridas escadas) e Campo di Fiori.

 

Depois de um almoço pelo centro da cidade, a tarde pode ser aproveitada para conhecer a maravilhosa Fontana di Trevi – não esquecer de atirar uma moedinha, de costas, para garantir que voltamos a Roma, o lindo Panteão e a Piazza Navona.

 

SONY DSC

 

Neste dia, pode aproveitar-se para jantar num bairro típico de Roma, Trastevere. Certamente que encontrarão das melhores pizzas de sempre (não esqueço a 4 Queijos que por lá comi!!).

 

Dia 3 – VATICANO E COMPRAS

As filas para o Vaticano são intermináveis. Mesmo! O truque é comprar o bilhete pela internet (aqui mesmo!).

Reservem algumas horas para visitar o Vaticano: os museus são enormes, a Capela Sistina com o seu tecto único, a Basílica de São Pedro (pode subir-se as escadas – pagando-se um valor extra – para a Cúpula, para ter uma vista LINDA de Roma). São muitos degraus, mesmo muitos. Mas vai valer a pena, essa é a certeza que posso dar!!!

Depois de passada a manhã no Estado mais rico do Mundo, hora de regressar a Roma.

Bem perto há o Castel St’Angelo: para mim, dos monumentos mais deslumbrantes da cidade.

A tarde pode ser passada no centro, com passeio a pé para saborear Roma. As suas gentes, as suas cores, as suas lojas, os seus cafés.

 

SONY DSC

 

Roma tem uma beleza ímpar!!

Os voos são rápidos e a preços acessíveis. Já os hotéis por lá podem não ser assim tão baratos.

O custo de vida é ligeiramente acima do nosso, mas não achei nada exageradamente caro.

Aconselho uma visita à Gelataria San Crispino, considerada uma das melhores de Roma. Fica junto à Fontana di Trevi.

Uma informação que gosto de levar é o contacto da Embaixada de Portugal, na cidade para onde viajo. Aqui fica:

Contacto Embaixada:
Viale Liegi, 23
Tlf (9h/17h) – 003906844801
Autocarro: 4, 30B, 52, 53
Tram: 3, 19

 

Boa Viagem!!!!

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s